sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Sequencia Didática


Allany Marques Trindade
André Luís Cambuhi
Suelaine Aparecida Marques
Tiago Martins de Oliveira
José Valdenilson Neves Santos





Tangram
Ensino da geometria plana








Pólo Macaúbas – BA
2016

Allany Marques Trindade
André Luís Cambuhi
Suelaine Aparecida Marques
Tiago Martins de Oliveira
José Valdenilson Neves Santos






Tangram
Ensino da geometria plana



Sequência didática apresentada a disciplina Novas Tecnologias e Educação Matemática solicitada pela Profª Débora Leal para fins avaliativos.







Pólo Macaúbas - BA
2016
Sumário

1.   Sequência Didática
1.1       Titulo
1.2       Problematização
1.3       Objetivo Geral
1.4       Objetivo Especifico
1.5       Conteúdos
1.6       Dinâmica/Metodológica
1.7       Avaliação
1.8       Recursos Utilizados

2.   Referencias

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TÍTULO: Tangram, ensino da geometria plana.

PÚBLICO ALVO: 7º ano

PROBLEMATIZAÇÃO: Quais as formas geométricas encontradas no Tangram?

OBJETIVO GERAL: Formar as figuras pedidas usando todas as sete figuras geométricas, ou seja, polígonos, cinco triângulos isósceles, um quadrado e um paralelogramo.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·       Identificar, descrever e comparar figuras geométricas.
·        Desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a capacidade de análise e síntese.
·        Adquirir habilidades de visualização, percepção e composição e decomposição de figuras.
CONTEÚDOS:
·        TANGRAM
·        GEOMETRIA PLANA
DINÂMICA/METODOLOGIA:
·         A leitura e interpretação do uso do Tangram em diversas disciplinas, a origem do Tangram, curiosidades, lendas, oficina de dobraduras e construção do Tangram;
·         Divisão da classe em grupos de 4 a 5 alunos e solicitação de pesquisas sobre o tema;
·         Apresentação de alguns vídeos do uso do Tangram.
·         Apresentação da programação através do retro-projetor ou data-show (conforme disponibilidade tecnológica da unidade escolar);
·         Utilização do software de Geometria;
·         Finalizar com uma pequena exposição, onde possa apreciar a produção de todo grupo

AVALIAÇÃO: Testar as habilidades do aluno diante de todo conteúdo trabalhado.

RECURSOS UTILIZADOS: Folha imprensa com as partes do Tangram; Ambiente computacional; Data show.

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário